Notícias

Abastecimento de Água à freguesia de Bugalhos | APELO URGENTE à população

A AQUANENA apela a que as populações de Bugalhos, Casal Saramago, Casais Romeiros, Filhós e Pousados possam compreender a gravidade do momento que vivemos no que diz respeito ao abastecimento de água para consumo humano. Devido à total inoperacionalidade do furo de captação de água de Filhós, e com a nova captação ainda em fase de execução, torna-se urgente que as populações apoiem a AQUANENA na gestão do abastecimento de água, tomando as melhores opções no consumo, privilegiando as áreas prioritárias (Hidratação, confeção de alimentos, higiene pessoal, cuidados de saúde, criação de animais) e reduzindo ao máximo, ou até mesmo evitando por completo, outro tipo de consumos não prioritários (utilização de água da rede para enchimento de piscinas e depósitos, lavagem de viaturas e recintos exteriores, rega de espaços ajardinados e ornamentais, banhos prolongados).

Perante um cenário de seca e de elevadas temperaturas, além do expectável aumento do consumo de água por via do acréscimo temporário da população residente durante o período de férias, é vital que o consumo de água seja moderado e racional, sob pena de ocorrerem constrangimentos mais graves (baixa pressão, suspensão temporária do abastecimento).

A AQUANENA tem estado e vai continuar a fazer tudo para resolver a situação o melhor e o mais rápido possível, optando por uma solução combinada de abastecimento de água através de outras captações existentes no concelho, seja através da rede seja através de meios móveis. Sobre o abastecimento através de meios móveis importa esclarecer e informar:

o autotanque que transporta a água está apto para bens alimentares, é regularmente higienizado, é feito em aço inoxidável e a empresa fornecedora cumpre as normas ISO 9001 e HACCP ISO 22001.

A água que é fornecida através desta solução móvel é proveniente da captação de Alviela cujos controlos da qualidade podem ser consultados no endereço https://www.aquanena.pt/qualidade-da-agua/.

Importa ainda salientar que a empreitada de abertura do novo furo de captação está em fase de execução e que a mesma permitirá estabilizar e garantir continuidade no abastecimento, logo que concluída.

 

wb_gestaoAbastecimento de Água à freguesia de Bugalhos | APELO URGENTE à população