Notícias

Concluída a 1.ª fase de higienização dos reservatórios de água

A AQUANENA concluiu com êxito a primeira fase da campanha de higienização dos reservatórios de água para consumo humano, que decorreu no período de 20 a 23 de dezembro.

Foram higienizados os reservatórios de Alcanena, Vila Moreira, Filhós, Malhou, Alviela, Espinheiro, Serra de Santo António (Zona Intermédia e Zona Baixa), Monsanto, Covão de Feto, Complexo dos Olhos de Água e ainda um dos reservatórios de Minde Sul.

No âmbito desta campanha, a AQUANENA contratou também a equipa do Laboratório de Radioatividade Natural da Universidade de Coimbra, coordenada pelo professor Alcides Pereira, para a realização da Avaliação de Segurança Radiológica em Instalações de filtragem de águas subterrâneas, que decorreu no Reservatório de Espinheiro, que integra um sistema de filtragem de água para consumo humano.

A AQUANENA realizou esta avaliação em cumprimento do Decreto-Lei n.º 108/2018 que transpõe a Diretiva 2013/59/Euratom, do Conselho Europeu. A entidade responsável pela supervisão dos dados é a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), à qual compete zelar pela existência de um elevado nível de proteção radiológica e de segurança nuclear.

No primeiro trimestre de 2022, encontra-se prevista a segunda fase da campanha de higienização dos reservatórios, que envolve algumas intervenções de beneficiação mais profunda nas infraestruturas.

A AQUANENA realiza anualmente esta campanha de higienização com o objetivo de garantir sempre a máxima segurança e qualidade na água distribuída à população.

A intervenção nos reservatórios cumpre igualmente uma das recomendações da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).

wb_gestaoConcluída a 1.ª fase de higienização dos reservatórios de água