Notícias

AQUANENA dinamizou ações de limpeza das linhas de água

A AQUANENA dinamizou três ações de limpeza e desobstrução do rio Alviela e das suas margens, em vários espaços do concelho de Alcanena, assinalando desta forma o Dia Mundial do Ambiente 2021 e dando cumprimento à sua missão de promover a sustentabilidade ambiental.

As primeiras duas ações aconteceram no dia 8 de junho, nos seguintes locais:

Zona da Azenha, no rio Alviela em Filhós, na Freguesia de Bugalhos;

Zona da Ponte da Ferreira, no rio Alviela, na União de Freguesias de Alcanena e Vila Moreira e União de Freguesias de Malhou, Louriceira e Espinheiro;

A terceira ação realizou-se no dia 9 de junho e abrangeu o seguinte local:

Na zona do Vigário, no rio Alviela, na União de Freguesias de Malhou, Louriceira e Espinheiro.

Para a implementação destas ações, a AQUANENA contou com a parceria do Município de Alcanena (através de uma equipa de sapadores florestais), das Juntas e Uniões de Freguesias dos territórios abrangidos (que forneceram meios operacionais e técnicos para a realização da limpeza), e ainda com a corporação dos Bombeiros Voluntários de Minde, que cederam uma embarcação que permitiu a realização de algumas intervenções a partir do leito do rio.

Devido ao contexto de pandemia, estas ações foram limitadas à participação das equipas técnicas e não foi solicitada a adesão de voluntários. É objetivo da AQUANENA realizar ações semelhantes e, sempre que possível, convocar a comunidade para a participação.

Apesar disso, cada um de nós pode contribuir para a preservação dos cursos de água assumindo comportamentos que não contribuam para a sua poluição, nomeadamente, reencaminhando os resíduos para os locais apropriados.

Importa salientar que estas ações são realizadas de forma simbólica, tendo um carácter extraordinário e complementar às operações de limpeza que devem ser efetuadas pelos próprios proprietários dos terrenos que confinam com as margens do rio e das restantes linhas de água.

A AQUANENA tem a missão de cuidar dos cursos e linhas de água apenas em espaço considerado urbano e, no restante território, de apoiar e colaborar com os proprietários.

O tema do Dia Mundial do Meio Ambiente 2021 é a restauração dos ecossistemas, com o slogan “Reimagine. Recrie. Restaure”. A restauração dos ecossistemas pode assumir várias formas: plantação de árvores, tornar cidades verdes, restauração de jardins, mudança na alimentação ou limpeza de rios e costas. O apelo é que esta geração faça as “pazes” com a natureza.

wb_gestaoAQUANENA dinamizou ações de limpeza das linhas de água