Notícias

Ponto de situação do surto de COVID-19 (atualização)

01 de fevereiro de 2021 – A AQUANENA – Empresa Municipal de Águas e Saneamento de Alcanena promoveu esta segunda-feira, dia 01 de fevereiro de 2021, uma terceira ronda de 18 testes rápidos de rastreio à COVID-19, a 17 dos seus colaboradores, que tinham testado positivo a 18 de janeiro e se encontravam em isolamento, e ainda a 1 (um) funcionário da autarquia.

Os 18 testes realizados deram resultado negativo, permitindo assim que 13 funcionários retomem a sua atividade em regime presencial já esta segunda-feira, 3 em regime de teletrabalho e ainda um colaborador de baixa médica até esta terça-feira, dia em que regressa ao serviço.

Informamos ainda que existe apenas 1 (um) colaborador com infeção por COVID-19 ativa, mas que estava em isolamento desde 20 de janeiro devido a teste positivo de familiar próximo. Este funcionário tinha testado negativo no teste efetuado na empresa no dia 18 de janeiro.

No balanço final, a AQUANENA regista 20 casos confirmados, 19 recuperados e 1 caso ativo em confinamento.

Mantém-se as medidas de contingência em vigor. No caso dos operadores da ETAR e operacionais, está implementada a medida de desfasamento de horários entre equipas. O regime de teletrabalho será para manter, em regime rotativo.

A partir da próxima semana, será efetuada TESTAGEM SEMANAL na empresa, aos colaboradores dos serviços de abastecimento de água, saneamento e serviços complementares, e por amostragem aos colaboradores dos restantes setores da empresa.

No regime de trabalho presencial vigoram as seguintes medidas:

– uso obrigatório de máscara;

– utilização individual de ferramentas, materiais e equipamentos de trabalho;

– desinfeção/lavagem frequente das mãos;

– pausas/refeições sempre com o mesmo grupo

– outras medidas previstas no Plano de Contingência da AQUANENA.

A AQUANENA continua também a reforçar e a implementar as medidas previstas no Plano de Contingência, em vigor na empresa.

O atendimento aos clientes é assegurado, preferencialmente pelo telefone 249 899 414 e pelo e-mail servico.clientes@aquanena.pt, mantendo-se sempre que necessário e justificável, o regime presencial por marcação prévia.

Tratando-se de uma empresa integrada num setor considerado estratégico e essencial, a AQUANENA manterá a sua atividade regular.

A AQUANENA agradece a compreensão de todos.

——————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————

22 de janeiro de 2021 – A AQUANENA – Empresa Municipal de Águas e Saneamento de Alcanena promoveu a realização de uma segunda ronda de 31 testes rápidos de rastreio à COVID-19, a 29 dos seus colaboradores, que tinham testado negativo no anterior teste realizado a 18 de janeiro, e a 2 prestadores de serviços externos que estão em permanente colaboração com a empresa.

Os 31 testes realizados deram resultado negativo, permitindo assim aos funcionários manterem a sua atividade, alguns em regime de teletrabalho, e os que se mantêm em regime presencial com a implementação das medidas de desfasamento de horários entre equipas, no caso dos operadores da ETAR.

Para os restantes colaboradores que se encontram em trabalho presencial vigoram as medidas de distanciamento social, o uso obrigatório de máscara, a utilização individual de ferramentas, materiais e equipamentos de trabalho, desinfeção/lavagem frequente das mãos, pausas/refeições sempre com o mesmo grupo, e demais medidas previstas no Plano.

Dois elementos do Conselho de Administração farão semelhante teste através do Município de Alcanena, pela sua ligação aos órgãos autárquicos, e dois outros colaboradores da empresa não realizaram teste por se encontrarem em isolamento profilático devido a casos no seu agregado familiar.

A cumprir isolamento, mantêm-se 17 colaboradores que testaram positivo no teste realizado a 18 de janeiro.

A AQUANENA continua também a reforçar e a implementar as medidas previstas no Plano de Contingência, em vigor na empresa.

O atendimento aos clientes é assegurado, preferencialmente pelo telefone 249 899 414 e pelo e-mail servico.clientes@aquanena.pt, mantendo-se sempre que necessário e justificável, o regime presencial por marcação prévia.

Tratando-se de uma empresa integrada num setor considerado estratégico e essencial, a AQUANENA manterá a sua atividade regular.

A AQUANENA agradece a compreensão de todos.

——————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————

18 de janeiro de 2021 – A AQUANENA – Empresa Municipal de Águas e Saneamento de Alcanena, na sequência da deliberação do Conselho de Administração (CA), do dia 13 janeiro, como medida preventiva para a proteção de todos os seus trabalhadores e clientes, promoveu a realização de testes rápidos de rastreio à COVID-19, a todos os seus trabalhadores incluindo o CA.

No universo de 50 trabalhadores, foram testados 46 e dois elementos do CA.

Desses testes resultaram 17 positivos, todos assintomáticos, que já foram comunicados à Autoridade de Saúde, estando a ser acompanhados e a cumprirem o necessário isolamento.

Na sequência dessa situação, que levanta preocupações à saúde pública, à saúde dos nossos colaboradores e à atividade operacional da empresa, a AQUANENA reforçou as seguintes medidas:

–  Descontaminação de todos os espaços da empresa e da frota de viaturas;

Reprogramação da atividade dos vários setores da empresa para salvaguardar a operacionalidade e a prestação dos serviços essenciais à população;

– Reforço e acompanhamento das medidas previstas no Plano de Contingência, em vigor na empresa.

Para acompanhamento da situação e de acordo com as orientações da DGS, a AQUANENA irá proceder à repetição dos testes, a todos os trabalhadores que tiveram testes negativos.

Antes da deteção deste surto, e já em período de novo Estado de Emergência, a AQUANENA tinha implementado medidas de teletrabalho e de desfasamento de horários entre equipas.

O atendimento aos clientes é assegurado, preferencialmente pelo telefone 249 899 414 e pelo e-mail servico.clientes@aquanena.pt, mantendo-se sempre que necessário e justificável, o regime presencial por marcação prévia.

Tratando-se de uma empresa integrada num setor considerado estratégico e essencial, a AQUANENA manterá a sua atividade regular.

A AQUANENA agradece a compreensão de todos.

wb_gestaoPonto de situação do surto de COVID-19 (atualização)