Notícias

Intervenções anuais de manutenção no Sistema de Alcanena |Ano 2020

A AQUANENA encontra-se a realizar um conjunto de intervenções, ao nível da manutenção preventiva de verão, que envolvem a ETAR de Alcanena e a rede de coletores.

 

Destacam-se os trabalhos no Tanque de Equalização n.º 2, na ETAR de Alcanena, que envolvem a substituição integral dos 1800 difusores do sistema de arejamento instalado.

Esta intervenção requer, para além de uma afetação alargada de meios técnicos e humanos, uma articulação com os utilizadores do sistema, em termos de rejeição de águas residuais, no período de execução da mesma, que se encontra previsto de 03 a 21 de agosto de 2020.

Trata-se de uma intervenção que está a ser realizada pela primeira vez neste equipamento, após instalação em 2014 e tem por objetivo promover a eficiência do sistema de arejamento instalado.

 

Na semana de 03  a 07 de agosto, foi necessário proceder ao vazamento do tanque com capacidade de 5.000 m3 e à limpeza das paredes e do fundo com auxílio de três Hidrolimpadores.

Foram realizadas ações de verificação, limpeza e pinturas das estruturas e procedeu-se à remoção e substituição dos 1800 difusores do sistema.

O acesso ao interior do tanque foi garantido recorrendo-se a medição de gases, com três aparelhos em medição continua e utilização de equipamento de proteção apropriado.

 

 

 

 

 

 

 

Trabalhos na semana de 10 a 14 de Agosto

Entrada-Elevação de efluente industrial – Obturação dos coletores de entrada de efluente industrial. Limpeza de paredes e equipamentos com auxílio de Hidrolimpador. Verificação de estruturas, substituição de chumaceiras dos parafusos de arquimedes. Limpeza e pintura de todas as estruturas metálicas.

Tratamento Quimico – Vazamento das cubas de tratamento químico. Limpeza de paredes e equipamentos com auxílio de Hidrolimpador. Limpeza e pintura de todas as estruturas metálicas.

Pré – Tratamento (tamisadores e desarenador desengordurador– Vazamento das estruturas de receção e tratamento. Limpeza de paredes e equipamentos com auxílio de Hidrolimpador. Limpeza e pintura de todas as estruturas metálicas.

Tanque de Equalização nº2 – 1º Biológico – Testes finais na tubagem e difusores. Passagem de efluente até ao nível de tratamento

Poço de receção de efluente doméstico – Limpeza de paredes e equipamentos. Manutenção geral e preventiva dos equipamentos de tamizagem e elevação.

       

 

Trabalhos na semana de 17 a 21 de Agosto

Manutenção de espaços exteriores – Conservação e pintura de estruturas e paredes. Limpeza e manutenção de espaços verdes.

Manutenção de espaços interiores – Conservação e pintura de estruturas e paredes.

Manutenção de equipamentos– Manutenção ou substituição de peças de desgaste de equipamentos. Conservação e pintura de estruturas de suporte de equipamentos e motores. Verificação e substituição de correias, óleos e filtros.

       

wb_gestaoIntervenções anuais de manutenção no Sistema de Alcanena |Ano 2020