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Esclarecimento – Retoma de Leituras nos contadores dos clientes – Impacto na faturação

Atendendo ao contexto induzido pela pandemia COVID-19 e seguindo as orientações produzidas pelas entidades competentes, a AQUANENA suspendeu a atividade de leituras de contadores no domicílio dos clientes de 01 de abril a 06 de julho. Em virtude desta situação e no sentido de evitar que a sua fatura fosse emitida em função de estimativa, mantivemos, no rosto da fatura, a recomendação para que nos comunicasse a leitura do seu contador.

Assim, apenas os consumidores que nos forneceram as leituras tiveram a faturação em função de consumos reais. Já todos os demais consumidores tiveram faturação por estimativa, que corresponde à média das duas últimas leituras reais, pelo que o período de referência foi de meses de inverno, onde existe menor consumo de água.

Com a retoma das leituras, as faturações espelham o consumo real, necessariamente agravado pela situação de confinamento que motivou um acréscimo generalizado e muito acentuado do consumo doméstico, uma vez que as famílias passaram a totalidade ou a maioria do seu tempo na sua habitação.

Não ocorreu, assim a implementação de qualquer aumento de tarifas ou duplicação de faturação. Os aumentos nos valores das faturas são consequência, exclusivamente, do acima descrito, pois a sua fatura poderá conter os acertos das faturas anteriores de consumo estimado.

Ressalvamos, porém, que o facto de agora ocorrer este acerto às estimativas não implica um aumento nos escalões do tarifário, sendo os mesmos calculados tendo em atenção os meses a que se reporta o consumo real, ou seja, os limites máximos de consumo por escalão foram ajustados ao período da faturação em causa, por exemplo, numa fatura de 30 dias de consumo, o primeiro escalão iria até um máximo de 5 m3, se a fatura corresponder a 60 dias de consumo, esse escalão é alargado proporcionalmente, ou seja até 10 m3.

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